Como fazer o meu filho Autista entender o que eu falo

by - maio 03, 2018





Olá gente, todos que acompanham o meu blog já sabem que foco em ajudar pessoas que tem autistas em casa, através de experiencias minhas do dia a dia com o meu filho que é autista. Tem vários posts aqui no blog sobre desfralde (LEIA COMO DESFRALDEI MEU FILHO), sobre como agir se o seu filho odeia a palavra NÃO (LEIA POR QUE CRIANÇA AUTISTA ODEIA OUVIR NÃO) e entre outros. Hoje eu vou relatar para vocês como eu faço para que o meu filho autista me entenda.

Nós que temos filhos autistas, ou que convivemos com algum autista, temos a impressão que muitas vezes eles não nos entendem. Eu passei muito tempo achando a mesma coisa, mas descobri que na verdade esse é um pensamento equivocado, pois embora a criança autista se interesse por coisas especificas, isso não significa que ela não te entenda.

O cérebro da criança autista funciona de uma maneira diferente da sua então temos que buscar maneiras diferentes de nos comunicarmos com ela.

Recentemente eu fiz um teste com o meu filho. Meu filho adora tablet, porem ele não compreende que quando o tablet descarrega, temos que colocar ele para carregar, resultado disso é que toda vez que descarregava, ele entrava em uma crise e ficava muito frustrado. Crianças autistas possuem dificuldades imensas de lidar com emoções e eu como mãe compreendo isso perfeitamente, porém não sabia o que fazer para que ele não tivesse a crise. Antes quando o tablet descarregava, ele começava a chorar e eu explicava para ele de uma maneira normal que tinha que carregar, mas ele parecia não entender, até que tive uma excelente idéia, passei a desenhar tudo o que eu queria explicar para ele.

Você acham que deu certo? Com certeza, e eu não sei por que eu não tive essa idéia antes. Passei a desenhar a situação para o meu filho, aí você pode dizer, mas Adassa eu não sei desenhar kkkkk e quem disse minha gente que eu sou desenhista, eu só sei desenhar pauzinhos kkkkkkk.
Mas voltando, quando o meu filho hoje não compreende determinada situação, eu desenho a situação pra ele, e ele presta atenção 100% no que eu falo. Pra resolver o problema do tablet eu passei a desenhar

Meus Desenhos são assim kkkkkkk


Para ajudar o meu filho nessa questão do tablet, primeiro desenhei ele com tablet na mão, depois desenhei ele chorando por causa do tablet como mostra a figura a seguir



Depois desenhei um (X) no boneco e expliquei que não se deve chorar quando o tablet descarrega pois isso não vai mudar a situação. Quase igual a essa figura logo abaixo ( MINHA GENTE NÂO SE ASSUSTEM KKKK )


Depois desenhei ele novamente com a mamãe do lado e expliquei que se o tablet descarregar ele deve chamar a mamãe ou papai para colocar no carregador.

Por incrível que pareça minha gente isso melhorou muito a situação. Percebi que muitas vezes o meu filho não compreendia, pois ninguém havia explicado para ele o que deve ser feito.
Espero que essa dica possa te ajudar. Comigo funcionou e pode ou não funcionar para você. De qualquer forma torço para funcione para você também. Lembrando que essa dica pode funcionar para qualquer outra situação do cotidiano.

Então até a próxima pessoal

You May Also Like

2 Comments

  1. Maravilhosa dica! Já percebi que meu filho precisa ser explicado o porque das coisas. Dessa maneira ficou muito legal! Farei!

    ResponderExcluir

Comentarios anônimos não serão aceitos