Por que o autista fica nervoso ao ouvir a palavra NÂO - Autismo entre mães

13 de março de 2018

Por que o autista fica nervoso ao ouvir a palavra NÂO




Olá mãezinhas, hoje venho aqui falar por que o autista fica tão nervoso ao ouvir a palavra NÃO.

Acredito que a maioria das mães já devem ter passado por isso. Imagine a seguinte cena:

Seu filho vai abrir a torneira do banheiro e esguicha água pra todo lado, ai vem você fecha a torneira e diz NÃO PODE!!! iiiiiii ai começa o chororo e parece que estão matando alguém. Com certeza é isso que os vizinhos pensam.

A criança autista possui tudo bem planejado em sua cabeça. Ela pensa, eu vou abrir a torneira e vou tomar banho, ai vem alguém e quebra essa rotina planejada em sua cabeça. A criança tem uma rotina bem planejada para que possa receber menos estímulos sensoriais, ai quando há uma quebra de rotina ele recebe uma carga muito grande de estímulos e isso as vezes acaba desencadeando uma crise.

O que eu posso fazer então, vou deixar ele fazer o que quer???

claro que não, afinal mesmo sendo uma criança autista ela ainda é criança e precisa de limites. Antigamente quando eu falava NÃO para o meu filho, ele chorava e a maioria das vezes entrava em crise, Por exemplo:

Antigamente: Davi não pode tomar banho agora (ele começava a chorar)
Hoje: Davi olha a casa do MICKEY MOUSE, ai ele corre pra assistir por que ama e esquece de molhar o banheiro.


Antigamente: Davi não corre!!!
Hoje: Davi dá um beijo na mamãe ( como ele é beijoqueiro, ele vem na hora)


Uma coisa interessante que eu vi esses dias é que a parte do cérebro responsável pelo processamento da palavra NÃO, só amadurece na adolescência e por este motivo a criança nunca atende. Se uma criança sem o transtorno já tem dificuldade de processar a palavra Não, imagine nossos anjinhos. Existe algumas estrategias que podem ser usadas:

Exemplo 1

Davi está subindo a escada, se eu falar NÃO suba, ele vai subir mesmo assim, mas se ao invés de falar o NÃO, eu dizer DESÇA, ele vai descer.


Exemplo 2

uma criança está em cima de um muro, se a pessoa falar NÃO PULE, tem uma grande chance da criança pular, então ao invés disso se a pessoa dizer  FIQUE PARADO, será mais fácil da criança obedecer.

O importante é sempre dar ordens claras e objetivas para que a criança entenda.

Essas dicas funcionam comigo e o meu filho e podem funcionar pra você ou não, isso não é uma regra geral, mas tomara que tenha ajudado vocês, afinal eu sei bem o que passamos quando dizemos essa palavra.








5 comentários:

  1. A cada matéria que eu leio, vejo a importância da rotina, de sempre seguir um padrão. Admiro muito sua luta e seu trabalho. Está ajudando muitas mães.

    ResponderExcluir
  2. Muita informação construtiva e auxilia como devemos lidar no dia a dia.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom ter essas experiências como referencias!! Grata...

    ResponderExcluir

Comentarios anônimos não serão aceitos