O que é o autismo

by - março 11, 2018







Um estudo divulgado pelo CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, revela que uma criança a cada 100 nasce com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os dados revelam um aumento no número de casos de autismo em todo mundo. Até há alguns anos, a estimativa era de um caso para cada 500 crianças. Com isso, estima-se que no Brasil existem dois milhões de autistas, e o que torna a questão mais grave é o preconceito e a falta de tratamento adequado. As pesquisas ainda revelam que os meninos são mais afetados pelo transtorno do que as meninas.

Mesmo com esses dados alarmantes o autismo não é tão conhecido pela população,  e por ser um transtorno silencioso, muitas vezes a criança com autismo é taxada como mau educada e birrenta. A falta de informação acerca do autismo pela população é alarmante e preocupante. Cabe a nós então fazermos a divulgação do que é o autismo,enquanto não é obrigatório o ensino nas escolas publicas ou privadas.


Mas o que é o Autismo?



Eu quando tive o diagnóstico do meu filho não sabia o que era autismo, e olhe que eu sou uma pessoa que vive lendo vários assuntos. Quando a médica disse que o meu filho tinha traços de autismo eu tive que pesquisar sobre o assunto e foi ai que surgiu esse blog tempos depois com o intuito de ajudar pessoas que assim como eu ficaram perdidas com o diagnóstico do filho ou pessoas que quere conhecer o assunto.



autismo é um conjunto de alterações e transtornos que afeta o crescimento normal da criança, alterando o desenvolvimento do seu sistema nervoso central. O autismo afeta às capacidades de reconhecimento e de comunicação social da criança, ao mesmo tempo que coloca em evidência comportamentos repetidos, uma tendência à rotina e à solidão. Também dificulta a imaginação social da criança.

O autismo nao tem cura, é irreversível e, até pouco tempo atrás, se acreditava que a pessoa autista era incapaz de se comunicar. Com os anos e as investigações que crescem cada dia, se observou que as crianças com autismo podem se comunicar, ainda que tenham muitas dificuldades para isso.

Características do Autismo


  • Ausência ou dificuldade em manter contato visual
  • Atraso e dificuldade na fala
  • Ausência ou falta de interesse por comentários e opiniões de outras pessoas
  • Pouca interação com pais e outras crianças
  • Dificuldade para entender e identificar expressões faciais e sinais corporais
  • Sensibilidade a sons altos
  • Interpretação literal da comunicação
  • Apego à rotina e dificuldade em lidar com mudanças
  • Comportamentos repetitivos
  • Interesses restritos, que beiram a obsessão, como em esportes e animais
  • Comprometimento na linguagem
fonte: https://br.guiainfantil.com/materias/saude/autismo/o-que-e-o-autismo-perfil-de-uma-crianca-autista/
As caracteristicas foi retirado do site https://www.vix.com/pt/saude/551440/quando-desconfiar-que-uma-crianca-e-autista-11-sinais-sintomas-e-diagnostico



You May Also Like

1 Comments

  1. Olá,
    Agradeço pelo resumo de esclarecimento sobre o autismo. É algo que muita gente tem uma noção, mas não compreende bem o assunto

    ResponderExcluir

Comentarios anônimos não serão aceitos