Dicas para desfraldar uma criança autista

by - março 12, 2018







Olá mãezinhas, tudo bem?

hoje estou aqui pra contar como eu desfraldei o meu filho Davi que é autista, e já adianto que não foi nada fácil.

Davi usava fraldas o dia todo até 3 anos de idade e na medida que eu fui vendo que ele tinha um certo horário pra fazer xixi, eu fui deixando de usar fraldas nele durante o dia. Algumas vezes eu deixava ele de cueca e quando eu via que ele ainda estava sequinho, ai eu levava ele ao banheiro e colocava o Bilau dele kkkkkk no vaso, e ai eu dizia xiiiiiiiii faz xixi Davi e a maioria das vezes funcionava.

Alguns acidentes aconteciam claro, muitas e muitas vezes eu esquecia de colocar ele pra fazer xixi e quando eu ia ver ele estava ensopado, mas não ficava irritada pois eu sabia que não era culpa dele.

Com o tempo ele foi aprendendo a fazer xixi sozinho e por volta de 3 anos e meio ele ficava com cueca durante o dia, mas tinha um problema, ele ainda não fazia cocô por que morria de medo de sentar no vaso e só fazia se eu colocasse uma fralda nele. Se eu não colocasse uma fralda nele, ele prendia o cocô até eu colocar a fralda nele e ai a luta maior foi pra ensinar ele a fazer cocô no vaso.

Na época, Davi tinha psicóloga que me ajudou com esse assunto, então ela me deu a dica de aderir ao plano de recompensas, funciona assim:

    1. você deve pensar em algo que o seu filho goste muito ex: chocolate, moedas, carrinhos e etc
      1. você deve conversar com o seu filho e explicar que caso ele faça cocô no vaso ele vai ganhar uma recompensa e se o seu filho não entender você pode usar uma figura como esta abaixo





        Não vai ser fácil eu não vou iludir ninguém ,mais essa ideia da psicóloga funcionou pra mim. Primeiro tentamos fazer com moedas, cada vez que ele fosse ao vaso ele colocaria uma moeda no porquinho e quando o porquinho estivesse cheio ele seria utilizado pra comprar um presente, mas não deu certo kkkkk.

        Certo dia porem, eu lembrei que ele gosta muito do bolo de chocolate da Ana Maria e disse a ele que caso ele fizesse cocô eu daria um bolo a ele, ai pra minha surpresa ele foi fazer cocô no vaso, ainda utilizei esse método por umas duas semanas, mas depois ele ia sozinho e eu nem precisava dar mais o bolinho pra ele.

        Quando ele fez 4 anos e meio comecei a colocar ele pra dormir a noite sem fralda alguma, mas tinha que acordar durante a noite pra colocar ele pra fazer xixi, e hoje ele está com 5 anos e graças a Deus aguenta a noite toda e só vai ao banheiro pela manhã quando acorda.

        Uma das maiores dificuldades que enfrentei, foi a família que não entendia o por que que o meu filho usava fralda até aquela idade e a escola que não queria me ajudar a desfraldar, mas graças a Deus consegui.







        Por Adassa teixeira 

        You May Also Like

        5 Comments

        1. oi!
          È sempre bem complicado no inicio a crianças se acostumar a ir no banheiro,mas com o tempo eles acostumam. Suas dicas são ótimas.
          bjo

          ResponderExcluir
        2. Imagino as dificuldades que passou, mas com toda paciência e carinho conseguiu atravessar. Quanto as pessoas elas não entendem e falam mesmo.

          ResponderExcluir
        3. Imagino que deva ser uma adaptação e tanto. Nunca tinha visto uma página tão completa e enriquecedora. Meus parabéns por dividir um pouco conosco.

          ResponderExcluir
        4. Amei seu blog, me ajudou muito, trabalho com educação infantil e vou indicar para algumas mães.Vou compartilhar agora na minha pagina.

          ResponderExcluir
        5. Que lindo relato! Imagino que na prática não deve ter sido nada fácil, mas fico muito feliz que tenha alcançado seu objetivo. Muito legal compartilhar as dicas com outras mães e mostrar o mais importante que é preciso ter: paciência. Infelizmente vejo muitos pais não tem paciência com seus filhos autistas enquanto isso é uma coisa fundamental.
          Beijos

          ResponderExcluir

        Comentarios anônimos não serão aceitos