Devo largar meu emprego pra cuidar do meu filho autista? - Autismo entre mães

1 de março de 2018

Devo largar meu emprego pra cuidar do meu filho autista?




A vida de quem tem uma filho com autismo não é nada fácil. A rotina é árdua e muito cansativa, mas mesmo assim muitas mães trabalham fora. Muitas mães trabalham fora não por luxo, mas sim por necessidade. Em um pais onde o salário minimo é uma miseria, muitas não tem escolha e trabalham fora. Eu fazia parte dessa estatística até um tempo atrás. Durante o período em que eu trabalhava fora, quase não tinha tempo para o meu filho. As terapias fonoaudiológicas eram 1 vez no mês pois eu só tinha direito a 7 atestados de acompanhamento ao ano na empresa onde trabalhava.

No meu caso eu nunca tive quem me ajudasse a correr atras das terapias pra ele, minha mãe mora no interior então não tinha como me ajudar, mas mesmo que tivesse aqui ela tem que cuidar da minha irmã que também tem autismo no grau clássico.

Resultado, o meu filho regrediu muito. Meu filho tem autismo leve, nunca foi agressivo, mas sem o tratamento adequado estava ficando cada vez mais hiperativo e começou a ficar um pouco agressivo. Todos os dias eu voltava pra casa com ele do hotelzinho, com o coração em pedaços. A diretora todos os dias me falava "mãe Davi regrediu", Mãe está impossível colocar Davi na sala de aula pois ele não para quieto". Chegava em casa destruída emocionalmente, pois alem dele está regredindo, a escola não sabia lidar com ele.

Chegou o dia em que fui demitida do meu emprego, no inicio fiquei triste claro pois as coisas iam ficar mais apertadas em casa sem o meu salário, mas vi a oportunidade de correr atrás do tratamento do meu filho. Hoje Davi está muito tagarela, faz fonoaudiologia com mais frequência, tem psiquiatra, interage muito mais do que antes. Troquei ele de escola (foi a melhor coisa que eu fiz). A escola atual dele já trabalha com autistas a algum tempo e as professoras são maravilhosas.

Você deve largar o seu emprego pra cuidar do seu filho? a minha resposta é, você que sabe o melhor pra vocês. Cada um sabe onde o calo aperta. Não posso te dizer que deve largar o seu emprego pra cuidar do seu filho, pois cada caso é um CASO e nenhuma família é igual a outra. A penas deixo aqui a minha experiência com essa questão, pois no meu caso foi o melhor para o meu filho.

2 comentários:

  1. minha melhor amiga tem uma filha autista, quando ela descobriu o mundo dela meio que caiu, ela pensou em largar o emprego pra cuidar da filha, mas infelizmente nao teve como pois precisa muito do dinheiro pra se sustentar e sustentar a filha. é uma decisão dificil essa

    ResponderExcluir
  2. oi!
    Ter filho não é facil, e se ele for especial ele tem que ter um cuidado maior. Se a mãe tiver condições e puder ficar em casa cuidado da criança é ótimo.... a criança se sentirá muito melhor.
    bjo

    ResponderExcluir

Comentarios anônimos não serão aceitos