Conheça o Autismo (campanha do dia mundial da conscientização do autismo) - Autismo entre mães

21 de março de 2018

Conheça o Autismo (campanha do dia mundial da conscientização do autismo)






Conheça o Autismo, esse é o apelo que milhares de mães e pais de autistas fazem todos os dias. O autismo é um transtorno que embora tenha números alarmantes 
 afeta uma em cada 160 crianças no mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda é desconhecido, quantas e quantas vezes uma mãe ou pai ouviu a frase, O QUE É AUTISMO?

Existe uma dificuldade imensa, pois o autismo não é um transtorno visível, e muitas vezes quando uma criança autista está tendo uma crise em público por exemplo, são taxadas como mau educadas. Isso tudo é culpa da falta de informação acerca do assunto. Todos os anos no dia 02 de abril, é comemorado o dia mundial da conscientização do autismo, mas a pergunta é, o autismo dura apenas 1 dia do ano ? pras pessoas que não convivem com o transtorno talvez, mas pra nós mães e pais de autistas, o autismo está presente nas nossa vidas 24 horas por dia durante todo o ano.

Lancei uma campanha na minha fan page no Facebook que se chama, PESQUISE O AUTISMO. Se as pessoas tirarem pelo menos 5 minutos do seu tempo pra pesquisar no Google a palavra AUTISMO, ficarão mais informadas acerca do assunto. Ai você pode me dizer, mas as pessoas não tem tempo pra isso, ai eu te digo, mas elas tem tempo o suficiente pra olhar a vidas dos outros nas redes sociais, passam horas lá, então não podem tirar 5 minutos pra ler sobre algo relevante, sobre algo importante?

Eu tenho um filho com autismo, e sofro muito por causa da falta de informação, mas junto comigo estão milhares de mães e pais, que não dormem direito, muitas mães desistiram da suas carreiras pra cuidar do seu filho, vivem com uma carga emocional 100 vezes maior do que qualquer outra pessoa. Muitas mães em particular ficam depressivas, pois ainda que o grau do seu filho seja considerado leve, a sua rotina não tem nada de leve, leve só tem o nome.


O meu grito é que SE CONHEÇA O AUTISMO, por este motivo peço que vocês compartilhem a imagem que vou colocar aqui no blog e nos ajude nesta luta, pois conscientização não deve ser feita apenas 1 dia doa ano, mas todos os dias.



5 comentários:

  1. Linda essa campanha de conscientização, tenho convivido com algumas crianças que possuem autismo na igreja que frequento e percebo que as mães acabam sofrendo tanto quanto eles por conta da falta de informação.

    ResponderExcluir
  2. oi!
    Essa campanha é super importante, temos que sempre divulgar para que o preconceito acabe.
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Olá, Adassa! Sou Psicopedagoga e devo dizer que estou muito encantada com sua iniciativa em divulgar o Autismo, levando conscientização sobre este transtorno e visibilidade aos autistas. Lidei e lido com crianças autistas e com Síndrome de Asperger (um nível mais brando de Autismo) e todos eles sempre me surpreendem a cada dia mais. São pessoas que têm seus próprios mundos e são muito, MUITO inteligentes. Hoje, é mais comum vermos filmes e séries sobre autistas, como "Adam", "Meu nome é Khan", a série "Atipical", dentre muitas outras obras de cinema e livros também, mas quanto mais houver diálogo sobre o assunto, melhor será. <3
    Seu trabalho é lindo, Adassa!
    Mil beijos.

    ResponderExcluir
  4. A cada vez que leio algum artigo sobre o outismo fico imaginado o sofrimento que deve passar essas crianças e essas famílias por não terem essas informações . As crianças ainda mais por receberem esses rótulos que vc citou no texto.
    Essa é uma campanha que deve se propagar por todos os lados, para poder chegar nessas pessoas.
    Parabéns pelo ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Linda essa campanha, as crianças sofrem muito preconceito, a falta de informação é enorme, muito bonito seu trabalho!

    ResponderExcluir

Comentarios anônimos não serão aceitos