O autismo não é lindo como é falado nas redes sociais - Autismo entre mães

28 de fevereiro de 2018

O autismo não é lindo como é falado nas redes sociais





Por Adassa Teixeira (Autismo Entre Mães)

Não minha amiga, o autismo não é tão lindo assim. Falo aqui em nome de todas as mães que vivem diariamente uma luta pra se manterem fortes, mesmo que por dentro estejam destruídas. Tudo bem mãe você pode chorar também, afinal não se pode ser forte o tempo todo e chorar alivia a alma e dá uma sensação de que a tristeza está indo embora. Talvez chorar seja o melhor remédio pra você mamãe quando está deprimida.

Sim, eu sei que não tem sido fácil, Você não dorme direito, não come direito, não se arruma e muitas vezes está sem pentear o cabelo, e isso não é por que você não queira, mas sim porque não tem tempo pra si mesmo. Ser mãe de uma criança autista exige um esforço quase que sobrenatural pois você tem que se fazer de MURALHA, quando na verdade você gostaria de voltar a ser criança e nunca crescer.

Não se culpe por muitas vezes perguntar o porque que seu filho nasceu assim, todas nós estamos no mesmo barco e já fizemos esse questionamento a Deus. Não se culpe por perder a paciência muitas vezes, pois ninguém é de ferro e você não é diferente, afinal também é humana. Não se culpe quando quiser se trancar no banheiro pra não perder o controle pois muitas mães agem da mesma forma que você.

Todas nós perdemos a paciência, choramos muitas e muitas vezes pois a carga emocional que carregamos é sem dúvida 100 vezes maior do que qualquer outra. Eu sei que o seu filho grita, corre, bagunça a casa e a bateria dele é infinita, todas pensamos assim.




Mãe eu também sou assim. No autismo tem dias que consideramos vitoriosos como quando conseguimos determinada terapia para o nosso filho, ou quando ele falou a primeira vez, sim são dias vitoriosos, mas há dias tristes e angustiantes em que o sol parece não brilhar e são nesses dias que mais precisamos de ajuda, mas infelizmente nem sempre temos alguém para nos socorrer. Quero apenas te dizer mãe que que eu te entendo e que eu também passo por todas essas coisas. Mas sabe o que eu descobri? que mesmo com essa luta, angustia, solidão existe uma força sobre humana dentro de você e eu sei que no futuro você olhará para trás e se lembrará destas palavras. Cada obstaculo será uma pedra e eu te peço que junte todas elas, pois um dia construirás um lindo castelo AZUL.

11 comentários:

  1. Bem assim realmente. Todos os dias são de vitórias... O primeiro dia em que o filho coloca sua própria meia no pé, sozinho... Emoção pura.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto.... Tão verdadeiro.... O amor supera tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, todo o nosso esforço sera gratificante, sempre !

      Excluir
  4. Aos poucos vou entendendo, meu azul 🔵 . Ele é Pedro é pedra é rocha é minha fortaleza. Ele é Gabriel meu anjo ,meu enviado de Deus,, meu propósito divino.

    ResponderExcluir
  5. Não, não é lindo... Eu vejo a minha pequena, com 5 anos tão independente... Eu juro que estava preparada para ter o trabalho que o meu filho autista de 12 anos me dá, mas ela é tão independente, me ajuda tanto, neste ano ela entrou na escola. Tudo é tão fácil com ela na escola. Tudo é tão difícil com ele. Ela, eu largo nas mãos da prof e ela vai feliz e volta feliz. Ele, chora pra sair de casa, chora pra sair do carro, resiste para entrar na sala de aula, não fica até o recreio na sala de aula. Tenho que correr no meio da tarde pra buscá-lo. Ele dá trabalho o tempo todo, o dia inteiro, a noite inteira. Ela deita e dorme, a noite inteira e acorda feliz da vida e disposta a aprender. Ela aprende ensinando 2 vezes. Ele aprende ensinando 2 mil vezes. A prof dela passou 30 minutos me elogiando como mãe, por ela nunca ter ido na escola e já saber todos os números, todas as letras, todas as cores, pintar dentro dos limites, desenhar perfeitamente, ter o português mais perfeito que uma criança de 5 anos possa ter, é tão bem educada, gentil, organizada.... Nossa, você é uma ótima mãe! Parabéns! A prof dele passou 1 hora me perguntando angustiada o que deveria fazer, pois ele não copia uma linha, não escreve nem o dia, não quer ficar na sala de aula, não consegue ler uma frase, você não dá limites pra ele mãe, ele não respeita as regras, ele não acata as órdens, ele é tão mal educado, tão desorganizado, não consegue nem guardar o material na mochila..... Mãe, você precisa melhorar suas atitudes com ele! Ele parece estar todo perdido! Eu sei que meu filho vai ficar cada ano mais frustrado com o progresso da irmã. Estou tentando usar isso de incentivo e de escudo para tantas cobranças que ele tem que enfrentar. Estou tentando dizer a ele que ele é assim por conta dos problemas neurológicos dele, que as pessoas deveriam compreender e ajudar, ao invés de punir e julgar. Não... O autismo não é tão lindo assim... todas as partes enfrentam muitas dificuldades, principalmente o autista.

    ResponderExcluir
  6. Nossa... Simplesmente tudo que eu precisava ler nesse momento, parece que vc entrou em minha alma e escreveu tudo que eu sinto as vezes, as vezes, muitas vezes é difícil segurar as lagrimas, como agora! Pois sei que essa dor que sinto ñ é por que sou fraca e sim humana como muitas outras mamães!!! Obrigada....

    ResponderExcluir
  7. Tenho um sobrinho autista e a gente passatempo pintando e desenhando no tempo dele é claro. Eu cresço muito em sua companhia

    ResponderExcluir
  8. Ser mãe de uma criança autista realmente não é fácil, quem faz parecer que é bonito, com certeza não sabe como é isso, não sabe as dificuldades e a força exigida para enfrente o dia a dia, são verdadeiros heróis.

    ResponderExcluir

Comentarios anônimos não serão aceitos