Meu filho autista não fala, como interagir?

by - fevereiro 05, 2018







Por Adassa Teixeira (autismo entre mães)

Acredito que uma das maiores angustias de muitas mães que acompanham minha página é justamente o fato do seu filho não falar. Eu compreendo bem esse sentimento pois o meu filho Davi não falava e eu juro que pensei também que ele não me entendia, na prática era como se eu falasse outra língua. O atraso na fala é uma característica típica do autismo e se manifesta em uma grande parte das crianças autistas. Uma criança autista que fala pouco ou não fala nada causa uma grande aflição pois tornar-se ainda mais difícil saber o que elas querem.


Como interagir então?

Antigamente quando Davi tinha cerca de 2 anos e meio e ainda não falava, ele me puxava pra dizer o que queria e eu sempre ia (erro meu ele nunca ia falar assim). A psicologa que na época atendia ele me disse pra eu não ir e esperar ele pedir e pra minha surpresa ela estava certíssima, Com pouco tempo depois quando ele me puxava eu não ia, apenas olhava pra ele e perguntava "o que você quer?" ele respondia "água". Ele começar a falar palavras pra em mim foi uma vitória, e por ai não parou mais. Hoje ele fala muitooooooo, é um tagarela, tem palavras que ele fala errado, mas está aprendendo (digo que ele é o meu cebolinha que fala elado kkkkk).



Por experiência própria de vida as dicas que tenho são.

  1. Leve o seu filho pra fazer fono pois uma boa fonoaudióloga faz milagres e você aprende muitas coisas. Meu filho faz fonoaudiologia hoje em dia e a fonoaudióloga dele é maravilhosa.
  2. Estimule seu filho a falar. Use frases como " você quer ?", "Davi quer bolacha?", ou seja, nada de dar as coisas de mão beijada a ele.
  3. Use imagens pois é mais fácil pra uma criança autista entender. Como meu filho fala, as únicas imagens que uso são as placas de rotina, mas aconselho você a ter variadas imagens de frutas, animais, veículos e etc, isso ajudará muito você.


Por exemplo: você mostra a imagem de uma banana pra ele e verbaliza bem devagar B-A-N-A-N-A, que com o tempo ele se habitua a repetir pois as crianças autistas aprendem muito observando.




Então é isso Mãezinhas, espero ter ajudado um pouco e torço pra que o seu anjinho fale o mais rápido possível. Acredite no potencial do seu filho mãe, que ele vai te surpreender.


Beijos azuis pra vocês.

You May Also Like

2 Comments

  1. Oi meu filho Tem 3anos e nao fala nada apenas letras delete mto (aaaaa) (daaaaa) so assim o dia to-do e agora deu to vim e pegs na nao de tds em ksa pra it once ele quer ou senta no sofa cm ele ou aperta play no desenho ele olha mto TV com musicals desenhos sabe e de acaba ele vem em min pegs na mao pra trica ou aperta play assim e pra sair pra rua e empurra ele na motoca mad nao fala age assim e dificil pra min td isso.. Mas tnh fe

    ResponderExcluir

Comentarios anônimos não serão aceitos