12 Frases que a maioria das mães de pessoas com autismo não gostam de ouvir

by - fevereiro 21, 2018






Por Adassa Teixeira (autismo entre mães)


Olá mãezinhas, hoje o novo post do blog será sobre as frases que as mães de crianças autistas não gostam de ouvir. A maioria das mães com crianças autistas já ouviu alguma frase que a incomodou e isso é algo bastante comum em nosso meio pois muitas pessoas não tem a noção que estão incomodando ou chateando a mãe da criança com autismo.

Todo mundo já passou pela situação de sair com o seu filho autista e ele começar a pular, correr e ter uma crise em um local não propicio e é neste momento que surgem pessoas com os mais variados tipos de perguntas que você possa imaginar, das mais simples até aqueles que te deixa com vontade de matar a pessoa.

E-book: Viva o Autismo
com Estratégia e Atividades
Formato: PDF





Esse post não tem a finalidade de julgar ninguém por causa das suas perguntas, apenas quero retratar aqui opiniões e sentimentos de mães que já passaram por isso. Existem algumas perguntas que as mães falam que não gostam, mas que na minha opinião não são ofensivas. Tem algumas perguntas que até considero um elogio, mas cada pessoa tem sua própria interpretação e sabe aonde o calo aperta. Cada um tem direito a ter a sua própria opinião.

Então vamos as perguntas que mais incomodam, lembrando que essas perguntas são baseadas em opiniões de mães seguidoras da página Autismo Entre mães no facebook.


  1.  "Nem parece que ele tem probleminha"- Pra quem já falou essa frase pra uma mãe de criança especial, pelo amor de Deus não fale mais, pois o autismo não é um  probleminha.
  2. "Que bom que o autismo dele é leve"- Autismo leve não é leve igual ao nome, você pode perguntar a qualquer mãe que tem um filho autista com grau leve. A rotina de qualquer mãe com filho autista é árdua.
  3. "Ele é tão lindo nem parece autista"- quer dizer que a criança Autista tem que ser feia?
  4. "Autismo é doença inventada "- claro, claro. Ignorância também deve ser doença inventada, e pra ser mais exata o autismo não é doença, e sim um transtorno.
  5.  "Nossa como seu filho é agitado"- Quase toda criança é agitada, mas quando se trata de uma criança autista o problema é aumentado em 10 vezes.
  6. "Nossaaa, ele parece tão saudável, não parece que tem problema"- sinceramente eu não entendi a comparação de criança saudável, então significa que toda criança doente é autista e os saudáveis não são? eu acho então que o médico errou no laudo do meu filho pois neste momento ele não está doente, logo não é autista.
  7. "Mais ele é autista mesmo não tem cara de autista" - qual a cara do autismo?
  8.  "Não parece que ele tem autismo"
  9. "Você sofre muito né é assim mesmo"- você não tem nem ideia da rotina de uma mãe com criança autista.
  10. "coitado, ele tem probleminha"- essa é uma das piores pois da a impressão que o transtorno da criança a impede de ser alguém na vida.
  11. "Porque ele é autista? E alguma coisa que você fez?"- então deixa eu ver se eu entendi, quer dizer que toda criança especial nasce assim por algo que os pais fizeram?
  12. "autistas são perigosos"- perigosa é a língua da população que tem a coragem de falar isso pra uma mãe de criança autista.

Então é isso mãezinhas. Essas foram algumas frases das seguidoras da nossa página, e se você já ouviu alguma outra frase que não está aqui, é só comentar aqui no post.


You May Also Like

2 Comments

  1. Já ouvi todas e isso me deixa muito encomodada pois meu filho e perfeito como ele é

    ResponderExcluir

Comentarios anônimos não serão aceitos