Hora de dormir: pós-férias - Autismo entre mães

17 de janeiro de 2018

Hora de dormir: pós-férias




Com o retorno às aulas e à rotina, deve estar sendo uma tarefa difícil colocar as crianças logo cedo para dormir e acordá-las no outro dia pela manhã para as atividades diárias, não é mesmo?! Entretanto essa luta pode ficar mais simples ao se seguir algumas orientações:

- Primeiro ponto: SEMPRE explicar à criança as mudanças em sua rotina, ou seja, nesse caso explicar que as aulas estão retornando, o que será diferente (de forma bem objetiva).

- Na semana anterior ao início das aulas, tente acordar a criança a cada dia 30min antes, até chegar o horário necessário para ela acordar todos os dias da rotina. Por exemplo, se a criança necessita acordar às 8:00, no primeiro dia inicie acordando-a às 09:30, no dia seguinte às 09:00, no seguinte às 8:30, até chegar as 08:00 e ela se acostumar com esse horário padrão.

- Na hora de deitar para dormir também iremos progressivamente diminuir o tempo…

- É importante que a preparação para o momento de deitar se inicie no mínimo uma hora antes do horário. Ou seja, desligar todos os aparelhos eletrônicos, parar com brincadeiras barulhentas ou de movimentos, criar um ambiente tranquilo para o sono da criança ir se aproximando. Pode-se ler um livro ao filho, escutar ou cantar uma música tranquila, dar um leite…

- Retirar estímulos, brinquedos da cama e do berço: o local precisa estar livre e propício ao sono.

Essas são dicas simples e básicas, para um sono saudável e a readaptação da rotina de aulas das crianças. No entanto, outros eventos podem estar ocorrendo e dificultar o momento de dormir. Assim, em alguns casos, é necessário fazer uma avaliação mais detalhada da dificuldade de sono para se pensar em outras alternativas de intervenção.


Fonte:www.abaeautismo.com.br/2014/07/hora-de-dormir-pos-ferias.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentarios anônimos não serão aceitos