Passo a passo para aposentar um autista

by - novembro 15, 2017





Olá mãezinhas, estou atualizando um post que já tem aqui no blog que é de como dar entrada no beneficio de uma criança autista pelo INSS, antes de tudo você terá que ir no CRÁS mais próximo da sua cidade para realizar o seu cadastro pois é através da sua renda que o benefício será ou não aprovado pois ele deve está enquadrado no LOAS (BPC) que trata-se de um benefício assistencial da previdência destinado a pessoas com deficiência (física, mental, sensorial ou intelectual) e também a idosos com mais de 65 anos de idade em situação de extrema pobreza – renda igual ou menor a ¼ do salário mínimo para cada pessoa da família. ( abrindo um parentese aqui, deixo bem claro que isso é um absurdo e só aqui no brasil mesmo pra achar que um salario sustenta uma família e vai arcar com os custos de uma criança autista que precisa de medicamentos, acompanhamento e etc), bem voltando ao post, por ser um benefício assistencial, não é exigido que o cidadão tenha contribuído ao INSS para ter direito ao LOAS. Contudo, também é válido ressaltar que o benefício não inclui 13º salário e é suspenso no caso de falecimento do requerente, pois não deixa pensão por morte.

Uma vez você se cadastrando no CRÁS, deve ligar para a previdência social no 135 ou se preferir a assistente social do CRÁS marca pra você a pericia. Para dar entrada no entanto você deve ter os seguintes documentos que vão ser exigidos pelo INSS:


1. O laudo ou diagnostico

Você terá que ter um laudo ou diagnóstico fornecida por um médico neurologista, psiquiatra ou psicologo, lembrando que quanto mais laudos você tiver é melhor pois facilita ainda mais o beneficio ser aceito.
   
     
 2. Retirar CPF e RG




você terá que retirar o CPF e o RG do seu filho pois ser á exigido no INSS. Para tirar o CPF você terá que ir aos correios e pagar uma taxa que não passa de R$ 7,00 e ainda sai na hora. Para tirar o RG, terá que pesquisar na sua cidade onde tira essa documentação, no meu caso eu tirei o RG do meu filho no expresso cidadão da minha cidade e  a primeira via é gratuita. Para tirar o CPF apenas é necessário levar a certidão de nascimento da criança, já para o RG você terá que levar a xerox da identidade da mãe ou do pai da criança, 2 fotos 3/4 com fundo branco, xerox e original da certidão de nascimento e se você quiser que o CPF saia impresso na identidade é só levar ele também.

Quando chegar no dia da perícia você deve levar o comprovante de agendamento da perícia por questão de precaução, levar xerox dos documentos citados acima e xerox dos laudos e de tudo que comprove gastos com a criança pois  os funcionários de lá adoram fisgar documentos originais da papelada do segurado. Antes de pensar em ir no posto, os precavidos tiram previamente a xerox dos documentos. Quem não toma a providência, corre o risco de o servidor da Previdência confiscar o único exemplar de prova que pode ser muito útil na Justiça, caso o problema não seja resolvido administrativamente.

Por fim, quando você sair do INSS, você terá que aguardar o recebimento da carta ( uma bendita carta que uns recebem e outros não, só a graça de Jesus !!!), nesta carta vai está dizendo se o beneficio foi aceito ou não, ou caso você não queira esperar a tal da bendita carta chegar pode ficar ligando para a previdência ou acompanhar pela internet.


Escrito por Adassa Santana NOS SIGAM NO FACEBOOK




Escrito Por Adassa Teixeira(autismo entre mães)

You May Also Like

30 Comments

  1. Informação importante para assegurar o direito da pessoa autista seja exercido. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Luiz. É importante a informação pois tem pessoas que ficam um pouco perdidas sem saber por onde começar.

      Excluir
  2. Sou aponsentada por invalidez. Tive AVC há 7 anos. Tenho um filho que tem autismo e TDAH. Ele tem direito a receber o beneficio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea minha linda, obrigada por comentar. Veja, eu acredito que neste caso você não consiga pois pra dar entrada no beneficio a renda familiar não pode passar de 1/4 do salario minimo. Isso é BRASILLLLLL. SÓ NO BRASIL MESMO PRA ACHAR QUE UM SALARIO MINIMO SUSTENTA ALGUÉM!!!! se você for casada e seu marido não tiver carteira assinada ele pode dar entrada alegando ser pai solteiro. Espero ter ajudado um pouco minha linda.

      Excluir
  3. Meu filho é autista e tem cinco anos. Não posso trabalhar fora e tenho contrato de união estável, mas meu marido tem carteira assinada. Será que consigo o bpc? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nathalia minha linda, neste caso como não é um casamento no civil, dê entrada como mãe solteira. Já vi muita gente fazer isso e conseguir. Eu acredito que você consegue o BPC sim, mas terá que dar entrada nestas condições que te falei. Espero ter ajudado.

      Excluir
  4. Eu tenho uma dúvida! Meu filho foi diagnósticado com o autismo, porém foi pelo plano de saúde que o pai dele que sou separada paga. Eu consigo solicitar ou tem que ser um laudo emitido pelo SUS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concerteza! O diagnostico do meu filho foi fechado por um psiquiatra e neurologista particular e os mesmos disseram que com o laudo emitido por eles eu conseguiria dar entrada, mas se você conseguir o do SUS é ainda melhor. Procure saber também se os médicos que atendem seu filho também trabalham em algum posto ou hospital público pois ai eles mesmo poderiam fornecer com um papel do SUS. Ainda que você não consiga o do SUS, dê entrada com o que você tem mesmo e se for negado pode entrar na justiça que com certeza você conseguirá. Espero ter ajudado um pouco.

      Excluir
    2. Meu filho tem 11 anos consegui o loas a 4 anos pela dificuldade de conseguir tratamento público meu filho sempre passou com médicos particulares isso não mudou nada no INSS, eu agendei no 135 fui peguei a lista de documentação marquei um retorno voltei com os papéis já passei no mesmo dia com perito e assistente social na hora já me disseram q foi deferido é trabalhoso mas não tem nenhum mistério boa sorte ...Vá atrás de todos os direitos do seu anjo azul...meu filho tem diagnóstico f84

      Excluir
  5. Ola ,dois filhos autistas ,5 pessoas na casa ,ninguem tem renda ,apenas um beneficio loas mantem o sustento ,consegue o segundo beneficio ?

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber se quem tem um filho autista tem mais direito ou consegue com mais facilidade uma moradia do governo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Yenzo, se for em caso de financiamento pela caixa infelismente não possui. ISSO SE CHAMA BRASIL... só a graça de Jesus! Você pode dar uma olhadinha neste site http://www.casadicas.com.br/financiamento/financiamento-de-imoveis-para-deficientes-ou-idosos/
      Espero ter ajudado um pouquinho.

      Excluir
  7. Quem tem asperger com laudo serà que consegui?

    ResponderExcluir
  8. Hoje em dia noemy, o Asperger se engloba dentro do TEA( transtorno fo espectro autista) o meu filho tem Asperger e eu dei entrada pois conforme o psiquiatra ele tem direito sim. Caso seja negado minha linda, acione a justiça.

    ResponderExcluir
  9. Olá. Meu filho tem 11 anos e foi diagnosticado com síndrome de Asperger e depressão. Pai dele é militar e ele é pensionista pois somos separados. Porém não posso trabalhar fora pois não tenho ninguém com quem possa deixá-lo. Sobrevivo de 1 salário mínimo da pensão e faço unha em casa. Será que consigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia minha linda, obrigado pelo seu comentário. A sua pensão é pelo INSS ou é aquela pensão dada pelo pai ao filho que é obrigatório pela justiça?

      Se for a pensão obrigatória pela justiça, como você não trabalha e seu filho tem asperger e depressão poder dar entrada sim minha linda. O meu filho também tem síndrome de asperger e estou dando entrada. Se caso não for aprovado acione a justiça pois o seu filho tem direito.

      Excluir
    2. Muitíssimo obrigada. Vou tentar sim. Sempre tive medo de entrar por conta do julgamento alheio. Já são tantos. E sim,é a pensão obrigatória que ele recebe. Vou atrás disso. Obrigada. Deus abençoe. Bjos

      Excluir
  10. Boa Tarde. Meu filhote tem diagnóstico de TEA sou mãe solteira, sem pensão o pai não da nada está em juízo, porém sou funcionária pública municipal, sou merendeira um salario será q conseguiria??
    Já ouvi tanta gente falar de humilhação no inss q nunca tentei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joana minha linda, infelizmente esse país que vivermos chamado BRASIL acha que um brasileiro consegue sobreviver apenas com um salário e isso é lamentável. Como você é funcionária pública possivelmente será negado pois não se enquadra no LOAS da previdencia, mas quem disse que a ultima palavra precisa ser do INSS?? coloque nas mãos de Deus pois ele tudo pode.

      Excluir
  11. Meu filho é autista e recebe o benefício. Quando dei entrada, tive q abrir mão da pensão por morte do pai dele(era meio salário),pois ele tem um irmão parte de pai.E outra,não posso assinar carteira,só fazer bico.O cúmulo, pois um salário pra dois não dá. Infelizmente, isso é Brasil.E outra,perdi o bolsa família tbm....

    ResponderExcluir
  12. me chamo claudia, meu filho tem 14 anos, foi diagnosticado com autismo ha 2 anos pelo psiquiatra da APAE.
    estou sem trabalho. nao consigo trabalhar sendo q preciso cuidar do meu filho. nao tenho quem o leve para os medicos e terapias. na vida somos apenas eu e ele. tinha ajuda da minha mae q faleceu ha pouco mais de 1 ano.
    Fui instruida pela APAE a ir em busca do benefico q meu filho tem direito de receber.
    na pericia medica do inss fomos muito mau tratados. o medico questionou com ironia o fato do meu filho nao ter registro paterno no RG, tbm disse q se meu filho sabe escrever o nome como fez para assina o rg entao tbm serve para trabalhar nem q seja ensacando compras ou amassando latinha. ouvi muitas outras coisas humilhantes. por fim, ele disse q o laudo da APAE nao voga em nada e quem decide se o beneficio iria ser concedido era ele. e ele decide q o meu pedido sera indefirido. falou q se eu nao concordasse poderia recorrer.
    sai arrasada da sala, nao pelo pedido ter sido negado, mas pelo constragimento. muito humilhante!
    nao recorri, pois a assistente social disse q outro medico nao passaria por cima da opiniao de outro medico. me aconselhou a ir em outro posto do inss e fazer uma nova solicitacao.
    hoje nao sei o que faço. se vale a pena entrar na justica ou se entro com um novo pedido.
    esta sendo bem dificil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, quem está arrasada e horrorizada sou eu. Se eu fosse você entrava na justiça sim e ainda processava o médico do INSS. Médico arrogante, possivelmente não tem nenhum filho com deficiência. Ele pensa que é fácil é?
      Minha linda vou orar por você e sei que você vai conseguir pois se Deus te escolheu pra ser uma mãe de uma criança autista é por que ele sabia que você é capaz. Fique com Deus.

      Excluir
  13. Meu irmão é autista, já tentamos 2x o benefício dele e foi negado, agr entramos pela justiça, só falta a visita da assistente social na minha residência para concluir o processo... Só no Brasil mesmo, nn conseguimos o benefício pq passou 8,00 do 1/4 do salário. Espero que agora dê certo, pois só quem tem filhos com autismo sabem como eles precisam desse benefício!!!

    ResponderExcluir
  14. Verdade Taynara, só quem tem um filho autista sabe como é. Torço pra que você consiga minha linda. Me conta depois como foi.

    ResponderExcluir
  15. Olá boa noite... Meu filho foi diagnosticado com autismo...mas infelizmente quando consegui a perícia fui chamada num concurso público para professor... acho que esse benefício deveria se estender a qualquer pessoa independente das condições. Pois como sabem professor ganha muito pouco no Brasil.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite meu filho foi diagnosticado com autismo, mais o pai dele trabalha em uma prefeitura só que é contrato será que eu consigo e eu soy casada com ele no civil

    ResponderExcluir
  17. Oi Boa tarde minha filha foi diag8com autismo e eu trabalho registrada ganhou um salário é meu esposo não trabalha tenho o laudo e marquei a pericia para 22 de março será que consigo o benefício????

    ResponderExcluir
  18. Olá me chamo Eliel..
    Tenho filho de 3anos altista .
    Só minha esposa trabalha temos finaciaamentos de um imóvel
    É nossa renda 1.600
    Sendo que só imóvel pago 800,00
    Fora despesa água e luz e alimentação,remédios
    Tem direito receber o benefício meu filho.

    ResponderExcluir

Comentarios anônimos não serão aceitos